quarta-feira, 11 de novembro de 2009

DECORAÇÃO FUNCIONAL DO PET SHOP

Conforto e Acesso
A decoração de um Pet Shop deve ser mais do que uma fachada limpa, pilhas e prateleiras bem organizadas. Seu ambiente deve apresentar corredores amplos para facilitar a circulação e oferecer conforto aos clientes, os produtos devem estar em gôndolas para um fácil acesso aos produtos presentes na loja. Tudo com o objetivo de aumentar suas vendas.

Luz e Cor
Uma loja que tem alimentos como principais produtos, deve ter pisos e paredes claras, facilmente laváveis e com boa iluminação. A boa claridade estimula a permanência do cliente no estabelecimento, além de facilitar a localização dos produtos. O interior da loja deve ter uma cor neutra para atenuar a variedade de cores dos produtos expostos e diminuir o risco de causar poluição visual. É muito importante que essa cor seja a mesma de sua logo, para reforçar a imagem de sua empresa. Além disso, cores claras inspiram limpeza e higiene.

Exposição e Vitrines
A exposição dos produtos deve considerar a faixa etária dos consumidores. Pessoas mais velhas são as que menos compram por impulso e crianças, inversamente, as mais suscetíveis a esse tipo de compra. Ou seja, consumidores que compram por impulso devem ter fácil acesso de manuseio às mercadorias. Dentro dessa escala, cães e gatos podem ser considerados como “consumidores” altamente impulsivos. Por isso, sua entrada na loja deve ser estimulada e a possibilidade de experimentação dos produtos é importantíssima, principalmente no caso de alimentos, biscoitos e brinquedos. Muito pouco utilizada nos Pet Shops brasileiros, a vitrine é o cartão de visitas da loja. Dever ser bem arrumada e comunicar as ofertas da loja. A vitrine é uma potente arma de comunicação de promoções, as quais devem ficar no fundo da loja para induzir o cliente a passar por outras mercadorias. Banners, faixas e displays devem ser trabalhados cuidadosamente pois seu excesso pode dar a impressão que a loja vende cartazes.

Diferenças e Detalhes
Um sistema de informática eficiente, banheiros limpos, estacionamento, local especial para as crianças e bichos de estimação, temperatura controlada, lugares de descanso, água, cafezinho e música ambiente, tudo isso pode manter o consumidor por mais tempo dentro de sua loja. Muitas dessas melhorias não representam, necessariamente, altos investimentos. Com simplicidade e a um custo razoável esses pequenos detalhes podem fazer a diferença entre você e seu concorrente.

CONCLUSÃO:
O ambiente da loja deve ser cuidadosamente planejado para facilitar o acesso do consumidor às mercadorias e torná-lo confortável o bastante para seu cliente não querer sair de dentro dela. Tudo isso com o objetivo de aumentar suas vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário